Saiba das melhores dicas para atrair novos leads e aumentar consideravelmente suas vendas

 

Leads são os clientes potenciais qualificados. Ou seja, lead é uma oportunidade de negócio que deve ser captada e cultivada para gerar vendas. Atrair esse tipo de consumidor tem sido um dos maiores desafios, já que nem sempre um grande número de prospecções ativas não focadas significa um grande número de bons leads.

 

A primeira consideração importante a ser feita sobre uma estratégia de qualificação de leads é a necessidade de ter a equipe de marketing e vendas muito bem alinhadas. Garantindo assim produtividade e maior taxa de repostas.

 

É imprescindível deixar claro para ambas equipes que o foco não é vender de qualquer maneira, mas sim, buscar soluções adequadas à cada cliente. A chamada venda consultiva dá credibilidade e fideliza clientes.

 

Existem algumas maneiras eficazes de atrair novos leads e aumentar as conversões de suas vendas. São elas:

 

 

Oferecer informações relevantes

 

Clientes procuram respostas para suas dúvidas e anseios. Quando ele chega até o site, blog ou mídia social da empresa buscando respostas, é somente isso que ele quer. No momento o consumidor não está interessado nos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Ele quer ter a liberdade de consultá-lo como especialista.

 

Compartilhar informações relevantes através de um blog, redes sociais, newsletters – e não só publicidade – mostra o quão confiável a empresa é.

 

 

Oferecer produtos

Templates, planilhas, e-books – ofereça produtos úteis para os possíveis clientes. São formatos interessantes para ambas as parte: o consumidor tem um material rico e bem interessante em mãos, e a empresa consegue um bom lead.

 

 

Apostar em long-tail-words

 

As chamadas palavras-chave de cauda longa – long tail words – são palavras-chave mais específicas que revelam uma intenção de pesquisa mais direta. Buscar variações de termos e sinônimos é uma prática aceita pelos motores de busca. Por exemplo: ao criar um conteúdo utilizando o termo “leads”, utilize variações como “o que são leads”, “como gerar leads”, “como identificar clientes potenciais”, e por aí vai.

 

E porque funciona? No ranqueamento orgânico a concorrência de palavras de cauda longa é menor, mas as chances do cliente potencial se interessar por algo específico é maior.

 

 

Segmentar campanhas em redes sociais

 

Redes sociais são vitrines de empresas e de seus produtos e serviços. Ao manter uma boa audiência e interação com os seguidores, é possível segmentar promoções e ofertas diretas para esses públicos. O planejamento de cada etapa da campanha deve ser bem feito. Dessa forma, cria um relacionamento duradouro e sustentável com a audiência.

 

 

Landing pages dinâmicas de fundo do funil

 

Landing pages não servem só para oferecer e-books e infográficos. Disponibilizar conteúdos focados no fundo do funil (última etapa do processo de venda), como webinars, demonstrações, versões e testes, incentivam o contato de clientes que querem fechar negócios. Isso facilita e muito a vida das equipes de vendas.

 

 

Prospecção ativa em redes sociais profissionais

 

A prospecção ativa continua sendo uma das técnicas mais utilizadas para a buscar clientes qualificados. As redes sociais profissionais, como o LinkedIn e AngelList, permitem a pesquisa e contato com influenciadores, decisores e até CEOs. Muitos bons negócios podem acontecer vindos dessas prospecções.

 

 

Feiras e eventos

 

Feiras e eventos relacionados ao nicho da empresa são exemplos de boa prospecção de clientes qualificados. Estar em eventos, seja expondo, palestrando ou somente visitando, é muito importante para a imagem e presença de mercado da empresa.

 

Eventos empresariais atraem influenciadores e decisores das empresas-clientes que se quer como leads. Então é muito interessante fazer uma pesquisa das feiras e eventos relevantes da região e participar de todas as possíveis. Em caso de patrocínio pode-se negociar divulgação da marca em mailings, site, material de marketing.