Chatbots tem sido uma grande mão na roda de quem quer rapidez no atendimento ao cliente. Saber como usar chatbots é fundamental nos dias de hoje
“Oi, posso ajudar?”
Esta frase já passou pelas camisetas das grandes redes de mercados e hoje está em praticamente todo lugar na web.
Mesmo se você não sabe o que são chatbots, não quer dizer que você não tenha conversado com um deles. Os famosos chatbots (ou robôs que respondem à chats, diálogos programados) são a nova tendência de marketing. Ajudam relacionamento e comunicação entre empresas e público.
São softwares que simulam conversas reais, de acordo com o que for programado para ela. É como a Siri da Apple, que consegue realizar várias tarefas e tem falas pré-programadas. Assim é possível automatizar tarefas repetitivas, deixando a equipe livre para resolver outras situações mais trabalhosas.
- Mas como usar chatbots podem ajudar na minha estratégia?
- Mantêm comunicação direta e personalizada com seu público
- Qualificam leads
- Analisam comentários e dados de clientes
- Mantêm presença ativas nas redes sociais
- Conferem qualidade do atendimento
Mas como usar chatbots podem ajudar na minha estratégia?
Mantêm comunicação direta e personalizada com seu público
Conversas com visitantes do site é uma das funções mais conhecidas dos chatbots. Capazes de tirar dúvidas, realizar primeiro contato ou até mesmo, fechar uma venda, economiza um tempo precioso da equipe de vendas.
E quando falamos em público, futuros clientes, não é surpreendente pensar que hoje em dia as pessoas preferem respostas instantâneas a comunicação via e-mail ou telefone.
Se a opção de “chat ao vivo” estiver no cantinho da tela piscando, não tenha dúvida que as pessoas preferiram ter suas perguntas respondidas na hora. E é aí que os chatbots entram.
Porém, para que o software não soe como artificial (e assim, afastando o cliente), deve ser bem configurado e pensado em como funcionará para sua marca. Antecipar as perguntas dos visitantes, pensar em respostas que informem bem e tenham a ver com a cara da marca, é fundamental para que os chatbots sejam um sucesso.
Ah! Não esqueça de adicionar uma foto, para aumentar a sensação de um atendimento feito por humanos.
Qualificam leads
Chatbots permitem a coleta de informações personalizadas de seu cliente. Isso pode ajudar, e muito, a orientar usuários no caminho de finalização de compra.
Com a sua habilidade de fazer perguntas para obter respostas qualificadas, a equipe de vendas obtém leads quentes e propõem produtos/serviços adequados para cada caso.
Analisam comentários e dados de clientes
Através de uma simples conversa, os chatbots conseguem informações dos clientes sem a “chatice” dos formulários que afastam as pessoas.
Os diálogos armazenados podem sugerir mudanças em processos e até produtos/serviços.
Mantêm presença ativas nas redes sociais
Os chatbots podem representar a empresa 24 horas por dia. Os visitantes que estão nas redes sociais, quando procuram o perfil da empresa, querem respostas rápidas para suas dúvidas e ter um chatbot sempre disponível é ter uma grande (e boa) vantagem sobre seus concorrentes.
Entrar em contato com seus consumidores por meios que o público domina, como o Facebook Messenger, os famosos “directs” do Instagram, estabelece uma comunicação mais fácil e livre, deixando o cliente mais a vontade.
Conferem qualidade do atendimento
O software pode fazer parte da equipe de vendas, sabia? Os chatbots são capazes de reconhecer histórico de compras, interações e os produtos que interessaram ao consumidor. Isso facilita, e muito, as indicações para vendas. Sabendo o que ofertar a determinado cliente, o volume de vendas aumenta.
Por mais que a tecnologia esteja avançando todos os dias, a necessidade de interação existe, e saber como usar chatbots podem ajudar e muito. Cativar e fidelizar seus clientes, além de facilitar toda a cadeia de vendas.
Ainda está com dúvidas sobre como usar chatbots? Fique à vontade para nos perguntar:
(12) 3209-8682