Milhões de pessoas fazem pesquisas no Google para responder desde perguntas simples, pegar uma receita, procurar um telefone ou endereço até questões mais complexas com relação à saúde, economia etc. Para atender melhor àqueles que o procuram, o Google faz um ranking dos assuntos, temas e pesquisas mais relevantes.
Advinha qual é uma das buscas mais comuns para agências de marketing digital no Google? É nada mais nada menos que “Como estar no “topo do Google?” Afinal, é lá que se encontram os links mais visualizados e clicados pelos usuários. A primeira página é sempre a mais disputada.
Primeiro é importante saber o que é e como funciona uma das estratégias do marketing digital com melhores resultados para quem quer bom posicionamento no ranking, o SEO.
O Search Engine Optimization funciona por técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web, para obter resultados por rankings gerados por tráfego e autoridade, o que chamamos de orgânico.
Motores de busca
Os motores de busca, ou buscadores, rastreiam os conteúdos da rede com robôs ou spiders, que no Google são os Googlebot. Eles seguem os caminhos que os links apontam, em busca de novas páginas e atualizações e as classificam.
O rankeamento depende muito da palavra-chave da pesquisa, levando em conta vários fatores e algoritmos. Por isso o SEO é tão importante, já que pode oferecer uma melhor experiência ao usuário. Para fazer isso, o algoritmo adota uma série de critérios e é atualizado frequentemente para tornar os resultados cada vez mais relevantes. O Google tende a descartar ou rebaixar páginas com conteúdos de qualidade ruim.
Como ficar bem ranqueado?
On page – informação e organização
Os fatores de rankeamento on page estão presentes nas próprias páginas e são: conteúdo; título e descrição; heading tags; imagens; URLs e rich snippets. Para o SEO on page é preciso trabalhar o SEO técnico, que são as otimizações feitas na estrutura interna do site (códigos e arquitetura) para deixá-lo mais indexável. Para tanto, ele precisa ser compreensível e rápido.
Off page – nível de autoridade
Os fatores off page, por sua vez, são elementos de fora da página que mostram se ela é uma referência, levando em conta a quantidade, a diversidade e o contexto das backlinks (rede de links que direcionam para as páginas). Receber visitantes de buscas diretas pelo nome da marca e ganhar muitos backlinks e menções gera mais autoridade.
SEO Local – Google Meu Negócio
O Google aciona o algoritmo de busca local e destaca resultados na região do usuário ou que ele digitou. Geralmente apresenta informações do Google Meu Negócio diretamente na SERP. Para trabalhar com SEO Local, deve-se atentar muito para o uso de palavras-chave locais, levando em conta as intenções de busca da persona
Como mostrar para o Google que você merece estar nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page)?
• Planejamento: tenha clareza sobre os resultados que pretende alcançar com SEO, como trabalhar e qual será a persona. É importante definir o principal objetivo: aumentar o tráfego orgânico ou autoridade da marca; gerar mais leads e vendas etc.
• Estratégia: por meio do SEO crie a estratégia para chamar a atenção no mecanismo de busca, usando também anúncios pagos e links patrocinados, visando o aumento do retorno sobre o investimento (ROI) e a redução do custo de aquisição de clientes (CAC).
• Visão de médio e longo prazos: a técnica de SEO não oferece resultado rápido, mas para quem trabalha com estratégia, trará sim um retorno eficiente.
• Detalhamento da persona: a personagem que representa o cliente ideal da sua marca deve ser detalhada ao máximo, as dores dela precisam ser elencadas e solucionadas. Isso envolve pesquisas, questionários e entrevistas. Para isso deve ser construído um funil de vendas bem específico.
• Site: seu site precisa ser localizável, acessível, rápido, utilizável, útil e confiável.
Ficou claro que trabalhar com SEO não é tão simples quanto parece e exige muita estratégia e conhecimento técnico. Se quer ver o seu site, blog ou loja virtual no topo do Google, vai precisar otimizar as suas próprias páginas e trabalhar seu relacionamento com outros sites. A ClickMidia cria estratégias de SEO adequadas para cada empresa. Há mais de 10 anos atua no Vale do Paraíba, desenvolvendo com excelência e criatividade soluções eficientes e projetando soluções nas áreas de Marketing Digital, Design Estratégico, Produções de Vídeo, Planejamento e Projetos Gráficos.