A maioria das pessoas talvez ainda tenha aquela ideia equivocada que o Google é apenas uma ferramenta de busca, quando na verdade ele oferece muito mais, em especial para ajudar no marketing da sua empresa. Além da busca, do email e da publicidade, existem outras ferramentas que auxiliam muito para a geração de tráfego, captação de clientes e análise de resultados.
Vamos tratar neste artigo do Google Analytics, um dos programas gratuitos do Google para análise de sites e aplicativos. Com ele você descobre quem esteve no seu site, a quantidade de visitantes, o tempo médio de permanência nas páginas e a origem dos seguidores. Com essa ferramenta é possível ainda analisar o funil, a taxa de conversão por categoria e a criação de testes A/B de páginas.
O Google Analytics pode ainda ser integrado com outros serviços do Google, como Ads e Search Console. A partir do Google Analytics você tem informações em tempo real do que está acontecendo no seu site e ainda acompanha o comportamento dos seus visitantes.
Por que usar o Google Analytics?
- Para identificar quais são os períodos de maior engajamento no seu site e programar ações específicas para os momentos de pico.
- Avaliar as taxas de rejeição e poder reverter os resultados não satisfatórios.
- Para saber qual dispositivo é mais utilizado por seus clientes e adaptar seus investimentos.
Como funciona
- Abra uma conta do Google.
- Acesse a página inicial do Google Analytics (https://analytics.google.com) e clique em criar conta.
- Preencha os dados e acompanhe-os por meio de um código que será enviado.
- Esse código precisará ser inserido nas páginas do site. O local para inserção varia.
- Após 24 horas, os dados começam a ser coletados.
- Se precisar que outros usuários acessem os dados, em Administrador você seleciona a conta desejada e em Gerenciamento de Usuários você adiciona permissões para o email da pessoa que poderá acessar.
- É possível ainda mexer em configurações mais avançadas e gerar relatórios personalizados. Os relatórios permitem muitas combinações de resultados. Explore!
Menu do Analytics
Os principais itens do Menu do Google Analytics são:
- Personalização: para criar e acessar os relatórios ou alertas personalizados.
- Tempo real: para acessar os dados coletados em tempo real, como localização, origem do acesso, conversões e outras métricas.
- Público-Alvo: informações sobre o tráfego e a navegação.
- Aquisição: dados sobre a aquisição de usuário via campanhas (Google Ads), tráfego orgânico etc.
- Comportamento: número de sessões, tempo de permanência, desempenho dos conteúdos e velocidade das páginas.
- Conversões: relatórios das metas, conversões em e-commerce e funis multicanal.
Preciso de ajuda!
Se você não tem muita habilidade com tecnologias e quer contratar uma empresa para te ajudar, fale com a ClickMidia. Atuamos há mais de 10 anos em todo o Vale do Paraíba, desenvolvendo com excelência e criatividade soluções eficientes para sua empresa.
Projetamos soluções nas áreas de Marketing Digital, Design Estratégico, Produções de Vídeo, Planejamento e Projetos Gráficos. Nos resultados, você tem o sucesso de um trabalho extremamente focado, com conteúdo e novas ideias, executado por uma equipe de perfil inovador que busca gerar soluções otimizadas para sua empresa ou produto.
Quer personalizar e otimizar os resultados do seu site? Quer utilizar com mais eficiência as ferramentas digitais?