Foi-se o tempo em que propaganda era veiculada apenas em rádio, TV, revistas, jornais e outdoors. A publicidade no Brasil está migrando para o digital, que deve atrair o mesmo investimento que as mídias off-line em poucos anos.
O aumento do fluxo de usuários da internet, bem como das redes sociais, tem refletido na crescente ascensão dos anúncios e links patrocinados, estratégia importante para o marketing digital. Um dos motivos para o amplo investimento nessas campanhas digitais é a velocidade do resultado. Apesar disso, ainda continua sendo importante investir no orgânico. Saiba por que.
Existem três tipos de mídias no Marketing Digital: a orgânica, a própria e a paga. A mídia orgânica é o engajamento gerado por suas mídias próprias e pagas. Refere-se aos compartilhamentos, recomendações, avaliações positivas e menções geradas como resultado do marketing. Por isso, é muito valiosa!
A mídia paga depende o investimento direto no espaço publicitário e a própria é composta pelos canais da sua empresa: site, blog e redes sociais. Neste último caso, o controle fica a seu critério, podendo usar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para impulsionar os conteúdos e otimizar seus resultados.
A mídia paga e o tráfego pago
Os links patrocinados, anúncios em redes sociais e os banners são os meios pagos de investimento digital, geralmente utilizados para aumentar o alcance aos seus lançamentos ou anúncios.
Para investir em tráfego pago, você deve primeiro estabelecer seu orçamento, seu público-alvo e pagar por cliques (PCC) e visualizações. Você consegue patrocinar qualquer conteúdo online.
As principais vantagens da mídia paga, além de dar mais velocidade aos seus resultados, é que ela pode começar com um investimento bem acessível e ainda assim trazer benefícios ao seu negócio, desde que o seu público tenha sido muito bem definido. Além disso, você pagará pelo resultado alcançado.
Outro ponto positivo da mídia paga é que você pode segmentar o seu público com muitos detalhes e usar os dados para saber quais foram as campanhas que deram melhor resultado.
As opções de investimento são para vários formatos, como anúncio no Google, banner em site, imagem, vídeo e muito mais. Cada canal oferece variadas alternativas para investimento.
Uma coisa é certa, quem quer visibilidade e resposta rápida, sabe que investir em mídia paga é a grande oportunidade da internet. E, ainda, você consegue mensurar os resultados com dados precisos, graças a ferramentas como o Google Analytics, por exemplo.
Tipos de mídia paga
Existem alguns tipos de mídia paga que se destacam, entre elas estão:
Google Ads – a plataforma do Google para publicidade para quem pretende criar links patrocinados. São anúncios pagos que aparecem no topo do buscador no momento das pesquisas. Conhecidos como PPC (Pagamento por clique, visualização ou impressão). Você pode definir um orçamento total ou diário, uma duração para a campanha e os limites de lance de acordo com o valor que pretende pagar por cada clique ou visualização. Os anúncios são direcionados por palavras-chave. Segundo o Google, as campanhas na plataforma têm um lucro de US$ 8,00 para cada US$ 1,00 investido.
Google Search – é a rede de pesquisa do Google, na qual os anúncios do Google Ads podem ser exibidos, podendo ser configurados para aparecer em toda a rede de pesquisa e display.
Google Shopping – recomendada para varejistas divulgarem seus produtos na busca e conduzir o usuário à sua área de compra.
Google Display – voltado para anúncios em sites como o YouTube, Gmail e Aplicativos relacionado ao buscador. Ajuda a divulgar anúncios para clientes em potencial de forma mais segmentada.
YouTube – oportunidade para veicular anúncios em vídeo, com vários formatos e duração, com segmentação e podendo atingir até 1,5 bilhão de usuários ativos, segundo a plataforma.
Facebook Ads – para anúncios no Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network que, juntas, podem alcançar até 2,74 bilhões de usuários no mundo, segundo o próprio Facebook. E ainda é possível anunciar apenas no Instagram, para quem tem a conta Empresa.
WhatsApp – por meio do WahtsApp Business, adicionando o botão enviar mensagem aos anúncios do Facebook e do Instagram, com o objetivo de tráfego, conversões no site ou mensagens diretas.
LinkedIn – com ferramentas semelhantes às do Google Ads, sendo a maior rede social profissional do mundo.
Onde e como investir?
Com tantas opções e variáveis, muitas pessoas têm dificuldades de definir seus investimentos em mídia com a estratégia mais assertiva. É importante combinar os tipos de mídia, gerando tráfego e relevância para a sua marca e sempre avaliar os resultados para mudar as definições de orçamento quando necessário. Investir na internet não é mais uma opção, é a alternativa mais rápida de engajar seu público-alvo e obter retorno.
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