As empresas estão se movimentando na busca por novos públicos, uma identidade visual diferenciada, novos mercados e até mesmo para solucionar uma potencial situação de crise. Para que tudo isso funcione, é preciso rever a imagem que a empresa ou o produto tem no mercado e tomar ações que possam transformar positivamente a percepção das pessoas. Dentre as ações estão: mudança de logotipo, de identidade visual e até de nome, por exemplo.
Todo esse movimento de uma marca ou produto é conhecido por rebranding, uma estratégia de marketing que deve ser sempre muito bem planejada. Afinal, existe por trás de cada marca uma simbologia, que determina como as pessoas enxergam essa empresa, como elas conectam as experiências com ela ou com o produto.
Portanto, tudo que diz respeito à marca deve ser pensado com muita delicadeza, para que remeta realmente ao que a empresa pretende levar de experiência aos seus clientes.
A escolha da marca envolve valores, a busca por determinadas soluções e a conexão ideológica. Vai além de um produto ou serviço em si. Está ligada ao que o consumidor/cliente realmente deseja vivenciar e transmitir. Envolve não só razão, mas em grande parte do tempo emoções. Quando algo não vai bem, o rebranding entra na jogada.
O que é rebranding afinal?
Podemos citar muitos exemplos de rebranding que deram certo, mas vamos focar em um que marcou realmente o consumidor. As Havaianas, por exemplo, que eram uma simples marca de sandália de borrachas, que caminhava para a falência, mas conseguiu ressignificar a sua imagem, alcançando o público jovem e tornando o seu produto uma referência no mercado como descolado e de qualidade.
Exemplos de estratégia
O rebranding pode envolver diversas estratégias como a mudança de logotipos antigos e ultrapassados, por elementos mais modernos; a mudança de comando, colocando um novo CEO na gestão da empresa, trazendo uma cara nova; aquisição ou fusão com outras empresas; mudança de nicho etc.
Portanto, tudo que citamos envolve o posicionamento da marca, como as pessoas a percebem. O objetivo é que nome, cores, logotipos, ícones de aplicativos, sites, blogs e muito mais, sejam realmente impactantes positivamente, estabelecendo uma real interação da marca com o público.
Tipos de rebranding
Parcial – quando a marca não altera totalmente a sua identidade, mas modifica alguns elementos.
Evolutivo – são as pequenas mudanças conforme o tempo vai passando, sendo discretas justamente para não causar muito impacto.
Revolucionário ou radical – Mudanças de nomes e logotipos, trazendo uma reinvenção da marca.
Quero fazer rebranding!
Se você está decidido a fazer mudanças em sua marca, vai precisar de ajuda. Afinal, você estará trabalhando com a identidade visual e a essência do seu negócio. Não é simplesmente fazer alterações por fazer, é preciso uma análise mais estratégica, envolvendo pesquisa de mercado e muita análise.
Você vai precisar definir que tipo de alterações precisa, quais são os canais que serão trabalhados e como o seu público vai reagir.
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