Você chegar até este texto é uma prova de que o marketing digital funciona e vale a pena como investimento. A maioria das empresas hoje aposta nas estratégias de marketing digital para a criação de suas campanhas online. Um dos atrativos deste tipo de ação é a agilidade e o fácil acesso ao público definido. Por meio de pesquisas, na própria internet, as empresas chegam ao seu público e podem oferecer exatamente o que ele procura. É o “tiro” certeiro no alvo.
Vantagens do marketing digital
- Como já citamos, uma das maiores vantagens do marketing digital é conhecer melhor o seu público-alvo e definir o perfil do cliente ideal para o seu negócio, o que chamamos de persona. Quanto mais segmentado o seu público, mais eficiência você terá no alcance de suas metas.
- Com o marketing digital, a empresa consegue ter mais tráfego no site, conquistando mais visibilidade para a marca e, consequentemente, mais clientes.
- A partir do marketing digital, você compete com a concorrência no mesmo espaço e isso gera muitas possibilidades de embate positivo. Além disso, acompanhar as estratégias da concorrência, praticamente em tempo real, facilita a sua “ofensiva”.
Apesar da otimização de resultados com o marketing digital, é preciso trabalhar com as ferramentas certas para obter índices cada vez melhores. Com este objetivo, elencamos 5 estratégias de marketing digital para investir:
1. Marketing de conteúdo
O objetivo com o marketing de conteúdo é oferecer algo que impacte positivamente o seu público-alvo, que solucione uma dor ou traga informações que são relevantes. Como referência no assunto, a sua empresa vai ficando mais confiável aos olhos do usuário e será vista como uma marca de credibilidade. O conteúdo serve ainda como um atrativo para captar leads. As ideias para compartilhar conteúdos são muitas, como a criação de blogs, artigos, vídeos, podcasts, e-books, tutoriais, entre outras.
2. Redes sociais
A partir da criação de uma página para a sua empresa nas redes sociais, você estará formalizando um canal de relacionamento, com o qual o seu potencial cliente vai contar na hora de buscar informações, pedir dicas ou até mesmo tirar dúvidas. Ao gerar conteúdos relevantes nas redes sociais, a sua empresa vai ganhando visibilidade, até que as vendas começam a acontecer como consequência da autoridade conquistada. É muito importante, como estratégia, saber em qual rede social a sua empresa deve investir. Para isso, a pesquisa sobre o seu público-alvo é primordial.
3. SEO
O site da sua empresa vai precisar estar bem posicionado no ranking do Google, principal fonte de pesquisa para as pessoas que buscam produtos e serviços na internet. A ferramenta para isso é o SEO (Search Engine Optimization), que otimiza os seus resultados no mecanismo de busca. Para que isso aconteça, você vai precisar trabalhar estrategicamente a tecnologia, a autoridade e os conteúdos do site, a partir da análise e do uso de palavras-chave. O SEO depende muito de algoritmos dos buscadores, do nicho e do mercado no qual sua empresa atua. Por isso é uma ferramenta que exige investimentos bem pensados e o acompanhamento de equipe especializada.
4. Mídia paga
Enquanto espera o retorno das estratégias acima, você deve investir na mídia paga, até mesmo para trazer um pouco mais de velocidade aos seus resultados. Ao pagar para que seus anúncios sejam exibidos, você também acaba sentindo o que funciona melhor para o seu público em termos de atratividade. Existem várias maneiras de divulgar na internet, como os anúncios nas redes sociais (Facebook Ads), banners em portais de conteúdo e links patrocinados no Google AdWords.
5. Suporte especializado
Para atingir os objetivos no universo online é preciso um certo conhecimento da rede. Isso pode levar anos. Investir em uma consultoria ou contratar uma empresa especializada é uma maneira de avançar nos resultados de maneira estratégica e segura.
Com o apoio de profissionais que entendem das ferramentas, o investimento será muito melhor aplicado e o retorno mais certo. Lembre-se que não basta produzir os conteúdos de maneira aleatória, será preciso entender de SEO, de tecnologia e em quais mídias e canais investir.
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