O Google é muito mais do que uma ferramenta de busca, ele oferece inúmeras outras ferramentas. Para aqueles que trabalham com marketing digital, algumas ferramentas são essenciais para aproximar a relação com o usuário de internet, por meio de planejamento de conteúdo, campanhas, redes sociais, SEO, analytics etc.
Separamos 5 ferramentas do Google para te ajudar a alavancar sua empresa:
Google Analytics
Para monitorar os resultados das campanhas e analisar o comportamento do usuário, bem como mensurar os resultados de seus investimentos e otimizar suas estratégias, a ferramenta indicada é o Google Analytics. Ela captura informações necessárias para o tracking de um site, entre elas: quem visita a página, quantos são visitantes novos, quem volta, quais são as páginas mais acessadas, qual é o tempo médio em cada página, de onde vem o tráfego, entre outros. A partir dessas informações, você entende melhor quem são os visitantes do seu site e assim cria estratégias adequadas para este público.
Google Adwords
Esta ferramenta envolve links patrocinados do Google (espaços disponibilizados nas páginas do mecanismo de busca para anunciantes divulgarem seus produtos e serviços). As Campanhas de Google Adwords são um modo de adquirir publicidade segmentada, baseada no sistema de custo por clique (CPC), custo por impressões (CPM) ou de custo por ação (CPA). Como os anúncios são linkados às palavras-chave e exibidos na página de resultados do Google e na rede de display dos parceiros do Google, oferecem dados para ajudar na estratégia de SEO. A partir disso, você terá a informação sobre o número de buscas anuais e mensais de uma palavra e tendência de pesquisa pelas palavras ao longo do ano, entre outros. Isso, com certeza, melhora o seu resultado, em especial a médio e longo prazos.
Google Webmaster Tools
É uma ferramenta de performance que permite uma visão profunda e analítica do site. Ela controla tecnicamente e oferece suporte como, por exemplo, ao enviar mensagens caso alguma coisa no site não esteja correta. A comunicação com o buscador otimiza o site e facilita o processo para os mecanismos de busca e para os usuários. Como um complemento ao Google Analytics, o Webmaster Tools possibilita identificar erros de rastreamento, cliques x impressões (CTR), acompanhar indexação, enviar sitemaps, bloquear páginas, etc. Por isso, é muito importante para webmasters e para quem trabalha com SEO, mostrando as potencialidades do site na visão do Google.
Google Trends
O Google Trends mostra as tendências nas buscas para que suas campanhas e conteúdos tenham melhores resultados. Essencial para adequar sua estratégia de divulgação nas redes sociais, despertando mais interesse do público e, consequentemente, compartilhamentos. A partir da ferramenta é possível ver a curva de interesse por palavras em determinados lugares e os termos mais populares. Os gráficos indicam com que frequência um termo é procurado em várias regiões do mundo e em quais idiomas. É possível ainda comparar as buscas entre duas ou mais condições, ver notícias relacionadas aos termos mais buscados e entender os motivos para aumento ou diminuição do volume de buscas. Com o Google Correlate, que faz parte do Trends, é possível ver as tendências de pesquisa por período.
Google Think Insights
A ferramenta Google Think Insights é para profissionais de marketing e empreendedores. Ela proporciona acesso às pesquisas e novidades em marketing digital. Disponibiliza entrevistas com experts e empreendedores em mídias digitais, divulga cases de sucesso, dicas de negócios e ferramentas de análises de site e campanhas. Faz parte da ferramenta o Planning Tools, com ferramentas, dados e ideias para melhorar a performance das campanhas de marketing digital, que incluem a jornada do consumidor para a compra online; a potencialidade das marcas e imagens e logotipos; o monitoramento dos usuários e a sua relação com os negócios; ferramenta de geração de pesquisas, informação e estatística sobre mobile marketing etc.
Portanto, a utilização dessas ferramentas do Google pode auxiliar o empresário a planejar estratégias para alavancar os negócios e inserir sua empresa de vez no mundo do marketing digital.
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