Nunca foi tão importante para uma empresa estar online. Não bastasse a digitalização acelerada, a pandemia também trouxe uma grande demanda pelos canais virtuais, celulares e aplicativos. A empresa que quer ser vista, precisa investir no universo online.
Se você pretende promover o seu negócio, seus produtos e serviços, bem como expandir e qualificar o relacionamento com o seu cliente, além de maximizar resultados, a internet é o caminho. Mas como fazer isso de maneira realmente eficiente?
Somente no Brasil há hoje cerca de 4,7 bilhões de usuários de internet. Ou seja, um mar de possibilidades. Mas como a sua empresa pode estar neste oceano e pescar os peixes certos? Você vai precisar integrar os serviços que oferece ao canal digital. Para isso, existem muitas ferramentas e várias possibilidades.
Antigamente, quando você queria apresentar a sua empresa para alguém, entregava um cartão de visitas. E agora? Você envia o link do seu site ou um cartão virtual. Ou seja, muda-se a forma e ganha-se mais velocidade e alcance.
Para que a sua empresa faça uma migração sustentável e de excelentes resultados para o online, você pode seguir alguns passos:
- Conheça muito bem o seu mercado, estude a concorrência e o seu cliente. Pense em que soluções você pode apresentar a este mercado. Que tipo de inovação você pode desenvolver. Quais são as necessidades de seu público, como ele se comporta e quais são os seus valores. Deixe o seu planejamento e estratégia muito claros e comece!
- Registre um domínio (registro.br), que será o endereço digital (.com) da sua empresa. O registro oferece a propriedade da sua marca online. Se possível, crie um site ou blog com o nome da sua marca, o que vai ajudar no seu posicionamento digital.
- Desenvolva o seu cartão de visitas online: o seu site corporativo, que apresentará a sua empresa e o seu negócio. Você vai precisar hospedá-lo em um servidor. Depois precisará torná-lo acessível aos usuários da internet ao instalar um software CMS (o local para receber as visitas). Sugerimos contratar alguém para cuidar disso para você, caso não entenda do assunto.
- Cadastre no Google Meu Negócio para que você entre para a Página de Busca mais acessada do mundo. Com esse cadastro, a sua empresa vai aparecer nos resultados locais e nos mapas do Google. E sem nenhum custo!
- Tenha uma boa estratégia de Marketing Digital e de Conteúdo. Você precisa estabelecer se vai investir mais no Inbound Marketing, com conteúdos de valor otimizados em longo prazo ou Outbound Marketing, criando campanhas publicitárias online e tendo mais velocidade de resultado. Você pode, ainda, mesclar os dois. Se precisar, contrate uma empresa especializada para te dar todo o suporte necessário.
- Comece a pescar! Utilize as ferramentas certas para atrair seus clientes até o seu negócio online. Chamamos em marketing digital de captura de leads (potenciais clientes). Será preciso uma ferramenta para arquivar os registros de seus leads com segurança e de maneira automatizada. Aqui é importante um conhecimento da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). E novamente citamos que a ajuda de profissionais de Marketing Digital pode ser bem útil.
- Invista em seus canais de comunicação digitais. Onde encontrar o seu cliente? Nos canais preferenciais dele, você deve aparecer com conteúdos relevantes e muito atrativos. Sua empresa precisa interagir com os clientes e engajá-los, chamando-os realmente a participar com comentários, compartilhamentos e discussões. Faça com que eles realmente participem e não sejam apenas espectadores.
- Adeque seus meios de pagamento à velocidade do digital. Tenha uma plataforma segura para e-commerce e contrate um sistema de pagamento respeitado e confiável. E lembre-se: cheque sempre o estoque e sua logística para as entregas. O cliente precisa ficar satisfeito do começo ao final do processo.
Vivemos uma realidade onde offline e online estão misturados. Na visão do consumidor, não existe mais essa separação. Portanto, ter seus canais online ativos e estimular seu cliente a acessá-los é mais do que necessário, é vital.
Deixamos dicas importantes para que você estude o seu mercado, monte toda a estrutura do seu negócio na internet, investindo nas ferramentas certas de automação e tráfego pago, trabalhe o seu conteúdo relevante e consiga seus resultados.
Quer ter sua empresa online?
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