As empresas estão de olho no Marketing Digital, porque por meio dele é possível atrair novos negócios, ampliar os relacionamentos e criar uma identidade de marca. Para obter esses resultados existem algumas estratégias que precisam ser avaliadas: SEO, Inbound Marketing, Outbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Vamos esclarecer hoje as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing e qual escolher.
Comecemos pelo Inbound
O marketing de atração é aquele que faz o cliente chegar na empresa, serviço ou produto por meio da distribuição de conteúdo relevante. Ele vem sendo muito debatido no mercado, pois a pandemia apontou que este é um caminho necessário para todos sobreviverem a este momento, afinal ele visa atrair e fidelizar clientes. E quem não precisa disso agora?
Para que a sua estratégia funcione, você terá que se comunicar com as pessoas que realmente terão interesse no que o seu conteúdo oferece. Conhecer seu público-alvo profundamente é tarefa de casa para quem pretende investir em Inbound.
Quem nunca ouviu falar do tão famoso Funil de Vendas? Usando os conteúdos certos, você aumenta o tráfego no seu site e, por meio de formulários de conversão ou Landing Pages, transforma seu visitante em Leads (potencial cliente). Ele cai no seu funil de vendas e começa a receber suas comunicações até aumentar a sua intenção de compra. Chamamos isso de nutrir o lead. Lembrando que ele vai autorizar esses envios, pois tem interesse genuíno nos conteúdos que você compartilha.
E o Inbound tem mais uma grande vantagem: um custo acessível que traz um excelente retorno. Mas lembre-se, seu site precisa ser focado em SEO (Search Engine Optimization), que usa técnicas para melhorar o ranqueamento da sua página no Google.
Além disso, a experiência do seu cliente tem que ser muito bem pensada para que você realmente o retenha. E, como já pontuamos, esses leads precisam ser nutridos com conteúdo relevante, campanhas, e-mails, programas, ofertas e muito mais. Use a criatividade!
E o Outbound?
Ele é considerado o marketing mais tradicional, que tem como principal foco atrair o cliente por meio das ofertas de serviços ou produtos. Ele é bem ativo na procura deste cliente. Se popularizou no rádio, na TV, em jornais, revistas, eventos e foi ganhando espaço também nas mídias digitais. É fácil lembrar porque quando você está assistindo um vídeo na internet, ele é interrompido por uma propaganda, não é???
O investimento aqui costuma ser bem mais alto, pois as mídias costumam cobrar mais caro. E você precisa manter suas propagandas no ar com constância, para manter o interesse do seu público.
Por que não os dois?
Sim, é possível, recomendado e acontece muito o uso das duas estratégias, já que isso aumenta a possibilidade de Retorno Sobre o Investimento (ROI). Para tanto, alguns pontos precisam ser acompanhados de perto:
- O perfil do cliente (persona);
- A jornada de compra da persona;
- O ticket médio da empresa;
- A organização e estratégia das equipes de Marketing e Vendas;
- A gestão empresarial.
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