O Instagram tem sido a rede social mais falada no momento, principalmente entre os usuários mais jovens. Já são cerca de 1 bilhão de usuários ativos, que compartilham conteúdo diariamente. Como está a presença da sua empresa nesta rede? E como você deve fazer para ter melhores resultados utilizando este canal de comunicação?
Em 2019, houve uma polêmica com o algoritmo do Instagram, já que se notou o desaparecimento de seguidores, gerando suspeitas de alterações na rede. Isso foi negado pela plataforma, que trabalhava seu algoritmo de forma cronológica. Atualmente, o Instagram utiliza como referência a experiência do usuário, que visualiza, portanto, as publicações consideradas mais relevantes.
Mas o que o Instagram considera relevante?
- O que é novo e gera interação
- O que é mantido por um estreito grau de relacionamento entre os amigos de plataforma
- O que gera troca de mensagens privadas
- O que aumenta a quantidade de pesquisas realizadas
- Conteúdos que são recompartilhados
Como ter sucesso no Instagram?
Por ser uma rede social visual, que utiliza vídeos e imagens, atrai a atenção dos seguidores. Portanto, quem quer ter sucesso no Instagram precisa ter sempre fotos de boa qualidade, gerando mais curtidas. Além disso, no Instagram você pode seguir pessoas que atuam no mesmo nicho que você e, com comentários valiosos, gerar uma interação.
Mesmo sendo uma rede de imagens, você deve colocar legendas. As palavras certas atraem mais atenção da sua audiência. Lembre-se de que o Instagram visa inspirar as pessoas e a criatividade conta muitos pontos. A partir da legenda, você pode solicitar curtidas e comentários, bem como que os seguidores marquem outras pessoas. Essa interação é muito importante para o algoritmo.
O que diferencia o Instagram de outras redes sociais é também a frequência de postagens. Cuidado para não colocar muitas imagens seguidas. O recomendado é de uma a três por dia, de preferência em horários distintos. Cuide bem dos stories, que têm atraído muito a atenção dos usuários.
As promoções também são muito interessantes no Instagram. Com isso você divulga a sua conta, pedindo que os participantes marquem a mesma ou até mesmo por meio de uma hashtag.
Como utilizar essas informações a favor da sua empresa
O primeiro passo para que uma empresa conquiste destaque no Instagram é conhecer muito bem os seus seguidores, fazendo com que seja relevante para eles acessar a conta na rede e, principalmente, interagir com a mesma. Para que a experiência do seu seguidor seja mais positiva, é preciso estudar as métricas disponíveis no Instagram Insights.
Além da imagem, sua empresa deve ter ainda bons conteúdos em texto (copy) e prender a atenção dos seguidores, partilhando informações e histórias que criem conexão. Abuse dos Stories oferecendo conteúdos exclusivos e soluções, fazendo enquetes e pesquisas e colocando destaques no perfil. E, claro, faça vídeos atrativos e marque seus posts com hashtags.
Se para você é muito complexo conseguir ter um melhor resultado com o Instagram, existem empresas que podem trabalhar seu conteúdo. Há mais de 10 anos, a ClickMidia, sediada em São José dos Campos, atua em todo Vale do Paraíba com excelência e criatividade no desenvolvimento de soluções eficientes nas áreas de Marketing Digital, Design Estratégico, Produções de Vídeo, Planejamento e Projetos Gráficos. Com uma equipe de perfil inovador e focada em resultados, garante o sucesso para sua empresa ou produto.